Sala de controle de marcas em redes sociais

Muito se fala em monitorar as marcas nas redes sociais, monitorar neste contexto significa: observar, medir, identificar e interagir. Mas isto não é uma tarefa simples, pois as marcas não são os principais personagens das redes sociais, são apenas coadjuvantes, os verdadeiros atores das redes sociais são as pessoas. Quando vc não é a origem do fato, identificá-lo e prever a repercursão é algo muito complicado.

Considerando esta linha de pensamento, vamos pensar em um caso recente para exemplificar:
Dias atrás, uma importante fábrica de bebidas do Rio Grande do Sul foi supreendida positivamente por um buzzmarketing espontâneo nas redes sociais, muita gente falando de sua marca, graças ao fato de uma celebridade internacional ter sido fotografada fora do Brasil carregando um produto na sua mão. Esta foto foi publicada em sites de celebridades espalhados por todo mundo, gerando uma grande audiência para a marca nas redes sociais.

Este tipo de fato deve ocorrer todos os dias, em todos os lugares, com todo tipo de produto, mas na maioria das vezes, esta repercurssão não chega aos ouvidos da empresa proprietária da marca, ou seja, marketing espontâneo não explorado pelas empresas. Para monitorar um fato como este, muitas vezes é necessário uma verdadeira investigação em tempo real do ambiente de redes sociais. Marcas que querem participar da vida de seus consumidores, que naturalmente são integrantes das redes sociais, terão de fazer um esforço muito grande para monitorar estes ambientes.

Um exemplo real de uma empresa que preparou-se para participar das redes sociais é a Gatorade. Ela montou um verdadeiro “laboratório” investigativo e interativo para participar deste ambiente colaborativo, só desta forma está conseguindo participar de forma efetiva deste ambiente turbulento e imprevisível, veja o vídeo:

Se sua empresa/marca ainda não tem condições de monitorar os ambientes digitais sociais, no mínimo participe. Sua marca está exposta, são públicas, e as pessoas podem estar neste momento falando dela em algum lugar do mundo, o mais próximo que você pode ficar para participar disto é na redes sociais através das plataformas digitais.

by Cappra

Uma resposta para “Sala de controle de marcas em redes sociais”.

  1. […] 7) Não esqueça de Monitorar a Promoção em tempo real, tudo acontece ao vivo, é preciso atenção e acompanhamento completo da promoção para esclarecer e ajudar os participantes no momento em que precisarem. Monitorar as marcas em ambientes digitais é fundamental para uma resposta a este novo consumidor. […]

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