Crie um painel de controle da sua marca

Para uma gestão de marcas em ambientes digitais, é fundamental a utilização de ferramentas que possibilitem um monitoramento completo. Considerando que o monitoramento pode ser um grande diferencial, tanto para o planejamento de uma marca on-line, quanto para a análise dos resultados e retorno sobre o investimento, estar munido das informações que estas ferramentas geram pode ser um grande diferencial competitivo.

Neste post serão apresentadas algumas das ferramentas disponíveis na internet para monitorar, avaliar e planejar estratégias para Marcas em ambientes digitais.

Social Mention – www.socialmention.com

Permite a análise do que os usuários estão falando sobre uma determinada marca nas mídias sociais, além categorizar como positivo, neutro ou negativo. Também permite a análise por usuário, menções, palavras-chaves e  Hashtags. O ideal é utilizá-la no diagnóstico inicial para apoiar o planejamento e também no monitoramento das interações relacionadas à marca.

Topsy – www.topsy.com

Essa ferramenta localiza todo conteúdo relacionado a marca de acordo com sua relevância, o ideal é utilizá-la no diagnóstico das redes sociais, para identificar em qual a marca poderá se comportar melhor, também é indicada para acompanhar o andamento de campanhas realizadas.

Hootsuite  – www.hootsuite.com

Essa ferramenta é uma das mais utilizadas para gerenciamento de conteúdo nas redes sociais, permite administração de diversos perfis em diferentes redes. É simples, intuitiva, e também possui algumas análises estatísticas bem interessantes. Um dos recursos mais interessantes é a programação de postagens, que permite um planejamento da estratégia de conteúdo da marca completo.

Klout – www.klout.com

Essa ferramenta permite analisar o nível de relevância da marca nas redes sociais por perfil, inclusive possibilitando a comparação com outros perfis. Pode ser utilizada sempre para monitorar o quanto engajadas estão as pessoas com determinado perfil.

Twenty Feet – www. twentyfeet.com

Permite análise de diversas redes sociais, inclusive de fans pages do Facebook. Através disso é possível analisar dados estatísticos e avaliar posicionamento de uma determinada marca. Deve ser utilizada constantemente para monitoramento de desempenho de marcas e campanhas digitais.

Tweriod – www.tweriod.com

É uma ferramenta que aplica-se exclusivamente ao Twitter, que permite analisar as melhores performances de conteúdo publicado, analisando datas e horários. Através dessa análise é possível determinar em quais horários as publicações podem gerar melhor resultado.

Crowdbooster – www.crowdbooster.com

Fornece um gráfico interativo de quais tweets da conta fazem mais sucesso, pode ser usado para analisar o engajamento do seguidores da marca. O ideal é utilizar estes dados para definir estratégias de longo prazo, assim como avaliar campanhas pontuais.

Bit.ly – www.bitly.com

Trata-se de uma ferramenta encurtadora que a cada link reduzido gera dados estatísticos para análise de resultado e performance daquele link encurtado. É uma ferramentas simples, mas que permite análises de publicações específicas.

Goo.gl – www.goo.gl

Outra ferramenta encurtadora, esta pertence ao Google, coma as mesmas características e vantagens da anterior, com um recurso adicional que é geração de QRCode do Link, além da vinculação dos links encurtados à sua conta do Google.

Todas estas ferramentas citadas são de uso simples e intuitivo, somente entrando e navegando um pouquinho na página da ferramenta já é possível experimentar o serviço.

Existem algumas ferramentas um pouco mais complexas, para análises mais apuradas, são elas:

Google Analytics – www.google.com/analytics

É a principal ferramenta de análise estatística do mercado, quando se fala em números relacionado a internet, automaticamente remete ao Google Analytics. Somente a chegada do Facebook, com suas próprias ferramentas de análise que estão quebrando um pouco este tabu. É uma ferramenta muito completa, permite o planejamento de acordo com resultados da performance de links.

Facebook para negócios – www.facebook.com/business
Análise de desempenho de campanhas publicitárias no Facebook, com inclusive instruções da melhor forma de desenvolver campanhas pagas. Possui relatórios bem completos e deve ser usado a todo momento,  já que permite uma análise real-time do desempenho de uma campanha publicitária.

Facebook insights – www.facebook.com/insights
Análise desempenho das páginas do Facebook, com avaliação do desempenho das marcas e todas as interações relacionadas a marca. É uma grande ferramenta para direcionar estratégias de conteúdo para a rede social Facebook.

Algo muito importante a ser comentado quanto as ferramentas de análise estatísticas é que elas transformam dados em informações, sem inteligência de mercado. Profissionais especialistas em redes sociais são preparados para interpretar estas informações e transformá-las em estratégias digitais para as marcas. A partir destas estratégias, um planejamento de presença digital pode ser mais efetivo e consistente.

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